Inovação farmacêutica na era dos medicamentos genéricos

Experiência Profissionalizante na vertente de Farmácia Comunitária e Investigação

Agradecimentos

Em primeiro lugar agradeço aos meus pais por me terem dado esta oportunidade, serem incansáveis, apoiarem-me sempre e por me terem educado e incutido em mim os valores necessários para me tornar quem sou.

Agradeço ao meu irmão e à Sandrina pelo auxílio, por me aturarem e divertirem quando mais precisava. Também aos meus familiares que me acompanharam de perto, guiaram e ajudaram durante toda a etapa que me levou á conclusão desta etapa.

Às minhas amigas Cátia, Denise e Joana que me acompanham á muitos anos, muito antes de decidir ser farmacêutico, por toda a compreensão, animo e apoio sempre que necessário, bem como por todos os momentos que partilhamos.

Aos meus amigos que me acompanharam e marcaram neste curso pela sua ajuda, suporte, paciência e força. Não posso deixar de agradecer-lhes pela diversão e loucura, sem a qual este percurso teria sido mais penoso e difícil.

A toda a equipa da Farmácia Senos pela partilha de conhecimentos, pela boa disposição e amizade. À minha orientadora Profª. Doutora Adriana Oliveira dos Santos por me aceitar orientar, pela disponibilidade e motivação, um muito obrigado.

À minha co-orientadora Doutora Cláudia Liliana de Bastos Sousa Silva pela disponibilidade prestada e pelo auxílio ao longo deste trabalho. Um agradecimento geral a todos os que fazem, e fizeram, parte da minha jornada

Resumo

Este relatório encontra-se dividido em 2 capítulos, sendo o capítulo 1 intitulado Inovação farmacêutica na era dos medicamentos genéricos e o capitulo 2 Farmácia Comunitária. No capitulo 1 encontra-se descrito o trabalho de investigação realizado, que teve como objetivo demonstrar a existência de inovação associada aos medicamentos genéricos através do estudo de patentes de alguns casos exemplo.

Foram selecionados os seguintes medicamentos de referência: Abilify®, Zyvox®, Avodart® e Provigil®. Em cada caso procuraram-se patentes de empresas que comercializavam os genéricos do medicamento em estudo; foi ainda avalaido, no caso do Abilify® (da Otsuka), os tipos de patentes associadas à substância ativa publicados por outras empresas farmacêuticas.

Concluiu-se que existe inovação farmacêutica no desenvolvimento de genéricos, frequentemente em processos, formas cristalinas e formulações, e que muitas das empresas que produzem genéricos patenteiam essas inovações.

O capítulo 2 corresponde à descrição do estágio em farmácia comunitária. O estágio foi realizado na Farmácia Senos, em Ílhavo, e decorreu durante o período de 26 de janeiro de 2016 a 24 de junho do mesmo ano. Sendo que a farmácia comunitária apresenta um papel fundamental na comunidade, é de elevada importância a realização do estágio nesta área, uma vez que vai ajudar na formação de um farmacêutico que compreende, conhece e valoriza o papel do farmacêutico comunitário.

Neste estágio tive a oportunidade de ver e executar as funções que o farmacêutico tem numa farmácia, desde a receção, armazenamento e dispensa de medicamentos, implementação de novos serviços bem como a execução dos já existentes, conferência de receituário, e outras mais variadas atividades. Este estágio revelou-se uma mais valia, para mim, fazendo-me crescer muito enquanto farmacêutico, mas também como pessoa.

Palavras-chave: Inovação, medicamentos genéricos, medicamentos de referência, patentes, farmácia
comunitária.

Para ler o artigo por completo, clique no botão abaixo: